BLOG

Uma história de sucesso

Muitos suinocultores conhecem o desafio: devido ao aumento do número de leitões, o leite de porca é insuficiente para alimentar de maneira ideal os leitões. Precisamente para esta aplicação, o sistema de alimentação de leitões Nutrix da WEDA se provou internacionalmente nos últimos cinco anos. Graças a este sistema de alimentação suplementar totalmente automático, as porcas perdem menos peso durante o período de amamentação e os leitões ganham peso com mais eficiência.

Leitões significativamente mais pesados
Os resultados da operação cotidiana falam por si: "Um cliente da Hungria nos informou que seus leitões ficaram 1,5 kg mais pesados ​​desde que o sistema de alimentação de leitões Nutrix foi instalado", explicou Ralf Meyer, chefe de desenvolvimento da WEDA. Os resultados de uma tese de bacharelado do departamento de economia agrícola da Universidade de Ciências Aplicadas de Südwestfalen em Soest também documentam: com um consumo quase igual de ração, ganhos de peso mais significativos por leitão foram identificados com o Nutrix em comparação com outro sistema de alimentação. O lucro obtido por leitão devido ao maior peso de venda foi em média de 2,04 euros.

Sensor detecta nível de enchimento
Além disso, o manuseio e o funcionamento do sistema Nutrix são muito simples: a alimentação líquida é dosada automaticamente através de um recipiente instalado, sendo essencial que o nível de enchimento seja monitorado permanentemente ao longo do dia e quantidades mínimas (a partir de 30 gramas) de ração fresca só sejam dosadas na calha quando os leitões o esvaziarem.

Alimentação multifásica
“No dia seguinte ao nascimento, os leitões podem receber ração suplementar através da calha. Depois de um tempo muito curto, todos os leitões adotam o sistema tão bem que as quantidades de leite podem ser aumentadas lentamente e posteriormente misturadas com a alimentação pré-inicial ”, resumiu Ralf Meyer. Um ajuste contínuo das receitas de acordo com a fase de crescimento não apenas reduz os custos de alimentação, mas também evita significativamente possíveis doenças diarréicas.

Painel aprimorado, novos relatórios e agendas
Na ocasião do quinto aniversário do sistema, a WEDA equipou a Nutrix com uma geração otimizada de computadores. "O resultado positivo: com o novo computador Excellent, sistemas pequenos e grandes podem ser manuseados com mais facilidade, graças à operação simplificada", disse Meyer, chefe de desenvolvimento. Além disso, o novo computador fornece muitos recursos úteis que já provaram ser eficientes na alimentação de líquidos. Por exemplo, o painel foi aprimorado e foram adicionados relatórios e um cronograma de manutenção. Além disso, a distribuição automatizada desses formulários via e-mail agora é muito fácil de manusear.

Resumo das vantagens da Nutrix:

Treinamento enzimático para as vias digestivas dos animais - do leite aos cereais. Quando os leitões estão acostumados a comer cereais na área de parto, o consumo de ração no convés é aumentado significativamente.
Nova etapa de desenvolvimento com o uso de fermento: redução adicional de doenças diarréicas, uso significativamente reduzido de medicamentos e menor mortalidade.

Fonte: https://www.weda.de/en/five-years-of-nutrix-piglet-feeding

LEIA TAMBÉM OUTRAS
MATÉRIAS